CARTA AO PAI de FRANZ KAFKA

SINOPSE
A Carta ao Pai é um documento impressionante pela crueza que evidencia, um estado de espírito no qual Kafka se encontrava mergulhado: tristeza, angústia, desespero. Publicado em 1919, este texto, para além do puro acto de criação, surge como um discurso de desobediência: ao Pai e à Lei divina e, como tal, com a noção do pecado e da sexualidade descritos com minúcia e detalhe psicológico. É o testemunho de uma solidão interior, a distância insuperável que liga um filho ao seu pai.
.
Criador/Nelson Monforte
" Os livros de Franz Kafka são  intemporais, com uma escrita simples, escorreita e nada rebuscada. Kafka teve uma experiência de vida incomparável e revelou um profundo conhecimento da natureza humana com a sua generosidade e com o modo como extrai profundidade nos assuntos com a aparência mais ligeira. É um texto carregado de revolta que nos faz compreender melhor as suas obras quanto ao seu realismo e agressividade.
"Carta ao Pai" é mais uma obra genial. Numa carta que um filho escreve ao pai, aprende-se muito: sobre a natureza do poder e sobre a sua abrangência educativa. Mas o que mais me impressiona é sua inquestionável actualidade.
 
O que me fascinou nos textos de Kafka desde a primeira vez que os li, foi a constante sensação de se estar perdido. A confusão, desorientação... E existe sim o questionar de qualquer autoridade, Deus ou não. Talvez a procura de alguém "digno" de ser autoridade ou lider, mas sempre a constatação de que o poder está em mãos corrompidas.
Os livros parecem um labirinto onde se procura algo que nunca se chega a encontrar... (N.Monforte)
 
Autor
Kafka foi sempre um homem atormentado. Seguiu uma carreira na área dos seguros, que nunca o realizou a nível profissional. A única coisa que lhe dava prazer era a escrita, como tal, todo o tempo livre que tinha era para escrever. Ficou conhecido como escritor checo, que usava a língua alemã nas suas obras. Foi um dos romancistas mais singulares do século XX. Todas as suas obras estão marcadas por uma ruptura interior. Nunca conseguiu atingir a fama nem enriquecer com os seus livros. Curiosamente, hoje é tido como um escritor de referência a nível mundial.